sábado, 22 de junho de 2013

Lá e cá

Não fui e não devo ir a nenhuma manifestação no Rio. Por mais que também tenha me empolgado com a movimentação e tenha uma agenda de reivindicações, sou mãe de duas crianças pequenas e tenho alguma boa idéia do que é a polícia brasileira e aglomerações de uma maneira geral. Portanto, não quis me arriscar mesmo e fiquei aqui na cadeira giratória, acompanhando pela internet os acontecimentos. Ao mesmo tempo também acompanhava a nova fase das manifestações na Turquia e tentava traduzir para os amigos de lá o que estava acontecendo aqui. Para mim é muito claro que Turquia e Brasil tiveram suas manifestações iniciadas por razões bem distintas, mas que na realidade serviram de gota d'água para uma série de insatisfações catalisadas pela extrema violência policial em ambos os casos (e a severa censura no caso turco). O gênio saiu da garrafa em ambos os países na forma de massas nas ruas das principais cidades. Lá era mais clara a polarização do país e o descontentamento bastante centralizado na figura do primeiro-ministro. Aqui a polarização me parece que fica mais clara sobretudo após as manifestações de quinta: reaça X comuna. Lá as teorias conspiratórias são anunciadas a cada dia por Erdoğan: é coisa do American Enterprise Institute; é coisa dos tais do interest rate lobbies; tem dedo do Irã; é uma sabotagem porque o país finalmente resolvia a questão curda, etc. Aqui vejo no Facebook principalmente por colegas acadêmicos: é um golpe da direita fascista à la 1964; é um golpe do próprio PT para remover a Dilma e trazer o Lula de volta; é uma ação comum de repressão violentíssima para que o povo não saia mais às ruas; etc. Na Turquia todos ficaram revoltados em especial com a CNN Türk, porque enquanto a violência corria solta nas ruas de Istambul, o canal passava um singelo documentário sobre pinguins. Por aqui, ao cobrir as manifestações, os repórteres da maior emissora não usam a logo em seus microfones e outras emissoras tiveram carros incendiados. Na Turquia os vários grupos com diversas agendas tentam se reinventar e manter a resistência de maneira não violenta (à la ensinamentos de Gene Sharp): fazem fóruns políticos toda noite da maneira mais silenciosa possível e tentam ali se conhecer melhor uns aos outros e preparar os próximos passos. O governo contra-ataca reunindo a massa que lhe apóia em grandes manifestações e segue desqualificando os manifestantes e usando a força. Alguns daqueles que historicamente lhe apoiaram começam a balançar, porém. No Brasil, a presidente demorou a aparecer, mas o fez ontem em tom mais conciliador, embora incitando a ira de boa parte dos médicos do país que começam a divulgar imagens estarrecedoras da realidade que vivem. O MPL diz que se retira das manifestações; discute-se qual o papel dos partidos nestas e como a insatisfação vai ser canalizada em termos políticos, se é que vai. A coisa toda ainda está bem embaçada. Eu amo muito o Brasil e a Turquia no âmbito pessoal. Gosto justamente da complexidade, da mistura, da ponte (literal, no caso turco) que são. Por dever de ofício, porém, não compro nacionalismos, nem teorias conspiratórias. As perguntas e as dúvidas ainda prevalecem. Eu acho que por vezes, se não no geral, o cinza é a melhor resposta mesmo. Preto e branco me parece simples demais, precipitado demais, imaturo até, como é declaradamente a democracia turca, e também a nossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário